O processo de integração de profissionais, promove a adaptação do profissional a um conjunto de práticas e competências. A necessidade desta adaptação pode resultar do início de funções ou mudança de local/serviço, sendo que este processo adaptativo envolve não só o conhecimento da estrutura física, dos equipamentos e do seu correto manuseamento, como também, do relacionamento com outros setores da organização e conhecimento técnico-científico.
Quando os enfermeiros iniciam funções num serviço, torna-se necessário que estes adquiram os conhecimentos necessários para que, no mais curto espaço de tempo, possam desempenhar as suas funções com a melhor eficiência e eficácia possível, de forma a cumprir os objetivos que lhes foram propostos. Pretende-se, que o enfermeiro (formando) adquira competências que lhe permitam um bom desempenho profissional.
Este curso não pretende substituir o papel desempenhado pelos elementos integradores, devendo ser considerado como um complemento dos mesmos, coadjuvando no esclarecimento de dúvidas e na minimização das consequências deste processo. O enfermeiro, enquanto formando, recebe a formação básica sobre o trabalho necessário às funções que tem a desempenhar e as suas relações com a restante equipa multidisciplinar e instituição. Permitirá ao formando encontrar padrões de atuação e os caminhos necessários para o seu desenvolvimento.
Este curso de acolhimento e integração de enfermeiros pretende ser assim, um elemento facilitador do processo de integração e acolhimento de novos colaboradores no CHULN, facilitando o colaborador na integração da cultura e procedimentos do CHULN. Apresenta como principais vantagens contribuir para a redução da ansiedade; gestão de tempo e desenvolvimento de expectativas realistas, contribuindo para uma integração eficaz, desenvolvendo e estimulando o interesse e entusiasmo iniciais, promovendo novas atitudes profissionais e melhorando a qualidade e segurança na prestação de cuidados.
- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
- Formador: Marisa Filipa Do Rosario E Sousa

A diabetes é uma doença crónica, responsável por milhões de mortes anuais e complicações incapacitantes com repercussões sociais, económicas e nos sistemas de saúde. As comorbilidades representam um grande impacto na qualidade de vida dos utentes, sendo que a diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputações dos membros inferiores.
A Diabetes mantém uma prevalência elevada e crescente em todo o mundo. Segundo a IDF (2021) existem, aproximadamente, 537 milhões de adultos com diabetes no mundo (entre os 20 e 79 anos de idade), estimando-se que este número possa aumentar até aos 643 milhões em 2030, e para 783 milhões em 2045. A prevalência em Portugal, em 2021 foi de 14,1%, uma das mais elevadas da Europa. (DGS, 2022; SPD, 2023)
Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente na promoção de literacia em saúde, capacitação do utente para o auto-cuidado, gestão da doença e adoção de estilos de vida saudáveis. A excelência dos cuidados de enfermagem, focam ainda, um plano terapêutico personalizado, numa abordagem holística e multidimensional, no acompanhamento e adaptação do utente a uma situação de cronicidade.
Neste contexto, é essencial a atualização técnico-científica dos enfermeiros sobre as intervenções inerentes aos cuidados de enfermagem no utente com diabetes. Assume-se a necessidade de promover a saúde, prevenir a diabetes, promover a qualidade dos cuidados prestados numa prática baseada na evidência e prevenir ou minimizar as complicações associadas à doença.
Objetivos Específicos
Ao finalizar esta formação, os formandos deverão estar aptos a:
· Identificar conceitos sobre a diabetes, tipos de diabetes, fatores de risco e sintomatologia associada, através de estudos de caso, de forma rápida e eficaz;
· Enunciar intervenções de enfermagem no âmbito da educação terapêutica (comunicação, alimentação e atividade física), sem dificuldade, através de jogo pedagógico e exercícios práticos.
· Administrar terapêuticas farmacológicas: antidiabéticos orais, antidiabéticos injetáveis e insulina, de forma correta, através de sessão prática de demonstração;
· Realizar a avaliação da glicose, sem dúvidas, utilizando diferentes dispositivos;
· Nomear oralmente as complicações agudas e crónicas da diabetes, intervenções de prevenção e atuação, sem omissão das mais impactantes.
MetodologiaMétodo expositivo, expondo a temática com apresentação em powerpoint;
Método ativo recorrendo à técnica de brainstorming para avaliação de expectativas, realização técnica de jogo pedagógico através de kahoot (V/F) e estimulada a aprendizagem estudos de caso. Também, utilizando a técnica de roleplay estimulando a participação dos formandos sobre estratégias de comunicação; a realização de jogo pedagógico para interpretação de rótulos dos alimentos fomentando a literacia e ainda na realização de alguns exercícios de atividade física no módulo 2.Método demonstrativo recorrendo à demonstração dos diversos sistemas de monitorização da glicose e tratamento como antidiabéticos injetáveis e inulinas e método interrogativo utilizando a técnica de perguntas. no módulo 3
- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
- Formador: Cristina Margarida Goncalves Morais
- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
- Formador: Dália Antunes
- Formador: CARLOS ALBERTO DE MELO DA SILVA MONTEIRO
- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
- Formador: Ana Rita Rodrigues Goncalves
- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
- Formador: SELMO JOSE PINTO CARVALHO