Seja Bem-Vindo
Agora em formato B-Learning, aprovado IEFP

- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
- Professor: Dália Antunes
- Professor: Fernanda Bento
- Professor: Ana Lucia Ramalho Pacheco
- Professor: Ana Lucia Ramalho Pacheco
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Professor: Dália Antunes
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Compreender a dinâmica formador-formandos-objeto de aprendizagem, numa perspetiva de facilitação dos processos de formação;
- Compreender os fenómenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação;
- Gerir diferentes grupos de trabalho, com fortes condições de potenciar a discriminação e bloquear a aprendizagem;
- Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
- Reconhecer a importância do mediador de grupos de trabalho.
- Professor: Fernanda Bento
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Escolher e a aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Descrever as vantagens e importância da criatividade em meio pedagógico;
- Identificar estratégias inclusivas de públicos diferenciados;
- Identificar vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.- Professor: Ana Lucia Ramalho Pacheco
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Distinguir finalidades, metas, competências, objetivos gerais e objetivos específicos;
- Redigir objetivos pedagógicos em termos operacionais;
- Hierarquizar objetivos segundo os domínios do saber;
- Planificar momentos de ensino-aprendizagem;
- Identificar os princípios orientadores para a conceção e elaboração de planos de unidades de formação;
- Preencher fichas de planificação da formação (plano de ação de formação/ módulo/ sessão).
- Professor: Dália Antunes
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Selecionar, conceber e adequar os meios pedagógico-didáticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adotada;
- Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
- Compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de apresentação;
- Criar apresentações em PowerPoint tendo em conta as respetivas regras de elaboração
- Professor: Dália Antunes

Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Compreender as mudanças evolutivas do Ensino a Distância;- Identificar as características e as vantagens do e-learning;
- Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação a distância;- Identificar regras de formação através da Internet;
- Reconhecer a importância do e-formador/e-mediador no processo formativo a distância;- Identificar e aplicar os mecanismos/softwares de comunicação online;
- Desenvolver uma formação utilizando as Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem para suporte de materiais.- Gestor: José Roncon Garcez de Lencastre
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação;
- Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
- Identificar causas de subjetividade na avaliação;
- Aplicar um método sistémico e evolutivo de análise de resultados de formação;
- Propor medidas de regulação, com vista à melhoria do processo de formação.
- Professor: Ana Lucia Ramalho Pacheco
Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
- Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;
- Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;
- Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem;
- Comparar o nível de competências pedagógicas adquiridas ao longo do processo formativo, com o nível de desempenho demonstrado no início da ação;
- Elaborar uma síntese e avaliação dos processos formativos vivenciados;
- Construir percursos para autoformação (traçado de percursos individuais de formação).- Professor: Dália Antunes