Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 -Caracterizar os sistemas de qualificação com base nas finalidades, no público-alvo, nas tecnologias utilizadas e no tipo e modalidade de formação pretendida;


- Identificar a legislação, nacional e comunitária, que Regulamenta a Formação Profissional;

- Enunciar as competências e capacidades necessárias à atividade de formador;


- Discriminar as competências exigíveis ao formador no sistema de formação;

- Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem;


- Identificar os principais fatores e as condições facilitadoras da aprendizagem;

- Desenvolver um espírito crítico, criativo e empreendedor.

Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
- Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;

 
- Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;
- Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem.

Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 -     Compreender a dinâmica formador-formandos-objeto de aprendizagem, numa perspetiva de facilitação dos processos de formação;

-     Compreender os fenómenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação;

-     Gerir diferentes grupos de trabalho, com fortes condições de potenciar a discriminação e bloquear a aprendizagem;

-     Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;

-     Reconhecer a importância do mediador de grupos de trabalho.


Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 - Escolher e a aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

- Descrever as vantagens e importância da criatividade em meio pedagógico;

- Identificar estratégias inclusivas de públicos diferenciados;

- Identificar vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em con

Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 - Distinguir finalidades, metas, competências, objetivos gerais e objetivos específicos;

- Redigir objetivos pedagógicos em termos operacionais;

- Hierarquizar objetivos segundo os domínios do saber;

- Planificar momentos de ensino-aprendizagem;

- Identificar os princípios orientadores para a conceção e elaboração de planos de unidades de formação;

- Preencher fichas de planificação da formação (plano de ação de formação/ módulo/ sessão).

Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

- Selecionar, conceber e adequar os meios pedagógico-didáticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adotada;

- Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;

- Compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de apresentação;

- Criar apresentações em PowerPoint tendo em conta as respetivas regras de elaboração



Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

- Compreender as mudanças evolutivas do Ensino a Distância;

- Identificar as características e as vantagens do e-learning;
- Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação a distância;
- Identificar regras de formação através da Internet;
- Reconhecer a importância do e-formador/e-mediador no processo formativo a distância;
- Identificar e aplicar os mecanismos/softwares de comunicação online;
- Desenvolver uma formação utilizando as Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem para suporte de materiais.


Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 - Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação;

- Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;

- Identificar causas de subjetividade na avaliação;

- Aplicar um método sistémico e evolutivo de análise de resultados de formação;

- Propor medidas de regulação, com vista à melhoria do processo de formação.



Pretende-se que cada formando, após este módulo esteja apto a:

 - Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;

- Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;

- Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;

- Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem;

- Comparar o nível de competências pedagógicas adquiridas ao longo do processo formativo, com o nível de desempenho demonstrado no início da ação;

- Elaborar uma síntese e avaliação dos processos formativos vivenciados;

- Construir percursos para autoformação (traçado de percursos individuais de formação).