No final de cada módulo os formandos deverão:

Módulo inicial (M0) – Módulo introdutório:

- Analisar a estrutura da formação;

- Incrementar a comunicação entre os formandos;

- Avaliar, de forma diagnóstica os pré conhecimentos relativamente à temática

 

Módulo 1 (M1) – A pele e as suas funções 

- Identificar as diferentes estruturas da pele;

- Identificar pelo menos 2 características da pele que da criança que diferem consoante a idade da mesma;

- Identificar pelo menos 2 funções da pele;

 

Módulo 2 (M2) – Tratamento de Feridas em Pediatria

- Adquirir competências para a correta avaliação da ferida, no sentido de definir a orientação mais apropriada na preparação do leito da ferida;

- Identificar os diferentes materiais de ação terapêutica, em utilização na ULS de Santa Maria;

- Escolher, fundamentando, uma opção terapêutica adequada ao tratamento de uma ferida numa criança, consoante as particularidades da ferida e da criança, aquando da exposição de casos clínicos;

- Compreender os princípios da terapia de pressão negativa;

- Identificar pelo menos 2 indicações e 2 contraindicações da terapia de pressão negativa na pediatria;

- Solucionar pelo menos 2 dos alarmes do dispositivo de terapia de pressão negativa.

 

Módulo 3 (M3) – Lesões da pele em Pediatria:

- Identificar pelo menos 3 das causas mais comuns de lesões na pele em pediatria;

- Saber pelo menos 2 medidas de prevenção de lesão na pele por pressão por presença de dispositivos médicos;

- Saber quais as escalas utilizar para monitorizar o risco de lesão em Pediatria;

 

 

Módulo 4 (M4) - Impacto da ferida em Pediatria:

- Compreender a importância da dor no tratamento da ferida e, em particular, na criança;

-Identificar pelo menos 2 escalas de avaliação da dor em Pediatria;

- Identificar pelo menos2 fatores pessoais e sociais que interferem no tratamento de feridas;

 - Partilhar experiências da prática profissional, que promovam a reflexão do tratamento de feridas da mesma e o desenvolvimento de um sentido crítico.

Metodologia: Expositiva, interrogativa e demonstrativa

Duração do Curso: 1h

Objetivos:

- Esclarecer o conceito de terapia de feridas por pressão negativa;

- Enumerar os diferentes tipos de terapia de feridas por pressão negativa; 

Identificar os mecanismos de ação da terapia de feridas por pressão negativa convencional; 

- Evidenciar a importância da preparação do leito da ferida previamente à implementação da terapia de feridas por pressão negativa convencional; 

- Entender quais são os objetivos a ter em conta com a implementação da  terapia de feridas por pressão negativa convencional; 

- Esclarecer sobre corte correto da espuma utilizada na terapia de feridas por pressão negativa convencional;

- Identificar os diferentes tipos de interfaces da terapia de feridas por pressão negativa convencional; 

- Identificar os tipos de níveis de pressão negativa da terapia de feridas por pressão negativa convencional; 

- Evidenciar a pertinência da deslocalização da porta de sucção da terapia de feridas por pressão negativa convencional; 

- Discutir casos clínicos.

Objetivos: No final, o formando deve ser capaz de identificar os riscos das atividades formativas para a privacidade e proteção de dados dos seus alunos, as medidas que podem ser adotadas para mitigar esses riscos e as melhores práticas na sua área de atividade.